Páginas

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Exercício de avaliação do 3º bimestre - 6º Ano - 2012

 CMMS – COLÉGIO MUNICIPAL MONSENHOR STANISLAW – OLIVEDOS PARAÍBA.
DISCIPLINA: Língua Portuguesa                                   6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROFESSOR: Ademária Sales Oliveira                     DATA: ____/____/_____.
 ALUNO (A) __________________________________________________________________No________
TURMA: A (    )  B (     )                TURNO: _________                                                                                                                                       
Exercício de avaliação do 3º Bimestre.

Conteúdo Trabalhado: Comparação e metáfora; pessoas do discurso; pronomes pessoais e possessivos.

è Leia o poema “Cidadezinha” para responder a 1ª e a 2ª questão.

Cidadezinha cheia de graça...
Tão pequenina que até causa dó!
Com seus burricos a pastar na praça...
Sua igrejinha de uma torre só...

Nuvens que venham, nuvens e asas,
Não param nunca nem um segundo...
E fica a torre sobre as velhas casas,
Fica cismando como é vasto o mundo!...

Eu que de longe venho perdido
Sem pouso fixo (a triste sina!)
Ah, quem me dera ter lá nascido!

Lá toda a vida pode morar!
Cidadezinha...tão pequenina
Que toda cabe num só olhar..

1ª) Sobre o poema “Cidadezinha” é incorreto afirmar que:

a)     A cidadezinha para o eu lírico é “cheia de graça... / tão pequenina que até causa dó”
b)     O eu lírico afirma que nasceu na cidadezinha cheia de graça.
c)     O eu lírico deseja poder morar na cidadezinha cheia de graça.
d)       Segundo o eu lírico a cidadezinha é tão pequena “que toda cabe num só olhar...”

2ª) Após ler e interpretar o poema nota-se que ele em alguns aspectos assemelha-se com nossa cidade. Marque a alternativa que apresenta um verso que não se identifica com Olivedos.

a)     “Sua igrejinha de uma torre só...”
b)     “Cidadezinha... Tão pequenina”
c)     “Cidadezinha cheia de graça”
d)     “com seus burricos a pastar na praça...”
3ª) O poema a seguir trata de coisas desconhecidas. Leia-a


      a)     Como vão as coisas no planeta do menino?

       b)     O que o menino procura nessa pessoa?

d) O menino procura uma pessoa conhecida ou desconhecida? Justifique sua resposta.

è Leia o poema “Milagre no corcovado” para responder a 3ª e 4ª questão.




MILAGRE NO CORCOVADO  

Todas as noites
De céu nublado
No Corcovado
Faz seu milagre
o Redentor:
fica pousado
no algodão-doce
iluminado
como se fosse
de isopor.

Mas todos sabem
Que bem de perto
Esse Jesus
É um gigante o
De mais de mil
E cem toneladas...
Suba de trem,
vá pela estrada,
Quem chega lá,
Ao pé do Cristo,
Vira mosquito.


E olhando em volta
Para a cidade
De ponta a ponta
Maravilhosa
A gente sente
Um arrepio:
o milagre
é o próprio Rio!
                                                               Ângela Leite de Castilho Souza. Meus Rios. Belo Horizonte, Formato, 2000, p. 19-2000                                                                                          


4ª) Marque a alternativa em que os versos apresentam a figura de linguagem comparação.
a)     “o Redentor: / fica pousado/ no algodão-doce/ iluminado/ como se fosse/ de isopor.”
b)     “esse Jesus / e um gigante/ de mais de mil/ e cem toneladas...”
c)     “quem chega lá,/ ao pé do Cristo, /vira mosquito.”
d)     “agente sente/ um arrepio:/ o milagre/ é o próprio Rio!”

5ª) Marque a alternativa em que os versos apresentam a figura de linguagem metáfora.
a)     “o Redentor: / fica pousado/ no algodão-doce/ iluminado/ como se fosse/ de isopor.”
b)     “esse Jesus / e um gigante/ de mais de mil/ e cem toneladas...”
c)     “quem chega lá,/ ao pé do Cristo, /vira mosquito.”
d)     “agente sente/ um arrepio:/ o milagre/ é o próprio Rio!”

6ª)             Leia o poema.


a)     No último verso, o eu poético fala que está no ar, sem ter asas. O que isso significa?

b)     A quais substantivos o pronome possessivo  meu está associado?

c)     O que o pronome possessivo meu indica sobre os substantivos do poema?

7ª) Leia abaixo o início de uma carta de Clarice Lispector a seu filho.


a)   No caso dessa carta pessoal, quais são as três pessoas do discurso (eu, tu, ele)? Justifique porque cada uma delas.

b)   Quando Clarice se dirige ao filho, qual pronome usa?

c)   Quando Clarice se refere a si mesma, qual pronome usa?

d)   Quando Clarice se refere à cidade de Chicago, qual pronome usa?


8ª)   Leia a tirinha.
Com base na tirinha, escreva os pronomes que indica:
-> A pessoa que fala;__________________________________
-> A pessoa com quem se fala;_______________________________
-> A pessoa de quem se fala;__________________________________

è Leia os quadrinhos a seguir para responder a 9ª e 10ª questão.



9ª)   No último quadrinho a fala do personagem indica que ele:
a)     é um irmão legal.
b)     Só queria implicar com a irmã.
c)     queria dividir a caneta com a irmã.
d)     não gosta de canetas.


10ª)      Os pronomes possessivos indicam posse em relação as três pessoas do discurso. Marque a alternativa que apenas apresenta  pronomes possessivos encontrados nos quadrinhos:
a)   você, minha, nossa,sua
b)   mim, sua, tua, minha
c)   minha, sua, tua, nossa.
d)   dela,eu, mim, minha



Boa prova! 

12 comentários: