Páginas

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Melhores poemas - resultados das Oficinas da Olimpíada de Língua Portuguesa - 2012


MEU ACONCHEGO

Olivedos cidade calma
Moradores simpáticos
Também impacientes
Com estilos e conversas coerentes

Cada funcionário com seu expediente
São trabalhadores e obedientes
Essa cidade é muito desejada
Por que tem pessoas encorajadas

Olivedos, cidade linda.
De outros lugares vem muita gente
Quando chegam aqui
Querem ficar para sempre.

As ruas são alegres como circo
As suas luzes são como vagalumes
Seu solo é quente como o sol
Olivedos parece um girassol.

Essa cidade faz muito calor
Olivedos terra de grande valor. 

                                                                Edmundo Batista Rodrigues – 6º A

MINHA TERRA NATAL
Olivedos antes um sítio
Chamado São Francisco
Hoje é uma cidade
Com pessoas de qualidade.

Olivedos terra de Oliveira ledo
Quando chegou lhe construiu
Deixando no nosso município
Um vestígio nota mil.

Olivedos terra pacata
Olivedos terra pequena
Que tem sua história
E seu próprio dilema.

Meus avós me contaram
Que aqui existiam índios
Quando os brancos chegaram
Eles correram para os sítios.

A educação é de qualidade
Todos tem sua alta capacidade
De ensinar e educar
Os alunos com agilidade.

A saúde em Olivedos
Também é de qualidade
Tem médicos e enfermeiros
Com grande responsabilidade.

A igreja é grande e bonita
Na festa do estimado
Padroeiro São Sebastião
Recebemos muitas visitas.

Temos uma seriema
Que se chama “Maria”
Ela canta e encanta
As nossas ruas queridas.

Nestes versos simples
Como a minha localidade
Expresso o grande carinho
Por esta pequena cidade

                         Allan Pereira de Almeida  - 6º A
MEU LUGAR

Olivedos lugar de felicidade
Muita paz e amizade
Em quietude não é comparada
Essa é minha terra amada.

No mês de junho
Tem festa de São João
No mês de janeiro
De São Sebastião.

A igreja, lugar de oração
Onde se reunimos
Para fazer louvação
Ao padroeiro São Sebastião

O coreto amarelo
Lugar para criança brincar
Já os casais apaixonados
Encontram-se para namorar.

Tem a seriema “Maria”
Não podemos esquecer
A estrela da cidade
É bonito de se ver.

Pequena Olivedos
Linda e aconchegante
Faz parte do meu mundo
Grande e profundo.

                                                                         Návila Naline Guimarães da Cunha  - 6º A
MEU LUGARZINHO
O lugar onde moro
O nome dele é Olivedos
Cheio de coisas boas
E bastante homem cozinheiro.

Na comunidade Curralinho
Há um sítio arqueológico
Ele não bem cuidado
Mas merece ser preservado.

Esse lugarzinho
Parece um pirulito
Cheio de pessoas doces
Até parece um paraíso

No centro da cidade
A igreja de São Sebastião
Os católicos frequentam
Para fazer louvação.

Antes a praça central
Era feia e desgastada
O prefeito reformou
Agora é bem cuidada.

Nessa cidade pacata
Quase todos são curiosos
Quando chega coisas novas
Todos ficam nervosos.

Em junho festejamos o São João
Já no mês de janeiro
É dedicada ao padroeiro
Que é São Sebastião.

Essa cidade é maravilhosa
Coisas boas não há de faltar
Inclusive a seriema “Maria”
Que é orgulho para esse lugar.

Este município querido
É bom para se morar
Tudo calmo e tranquilo
Para as crianças brincar.

                                                      Mariana Cavalcante dos Santos  - 6º A
MINHA TERRA QUERIDA

Olivedos, terra querida
Lugar bom para morar
Em meu coração
O seu nome, vou gravar.

É uma cidade pequena,
Mas de uma grande História
Nela seus filhos vão crescer
E guardá-la na memória.

Aqui as pessoas,
Não precisam de riqueza
Pois o coração tem beleza
E também, a bela natureza.

Minha vida começou aqui
Neste lugar, tão popular
Com lindas casas!
Todos podem morar.

Olivedos, linda cidade,
Tem 50 anos, de emancipação
Os moradores, carinhosamente
Recebem cada filho ausente.

As ruas são bem cuidadas
É calma como uma tartaruga
Tem uma velha casa,
E uma seriema nas ruas.

Tem a praça de forró
Tem um famoso açude
Tem lindas festas
 O povo tem boa saúde.

O lugar onde eu vivo,
Moro com minha família,
Amo muito meus “maninhos”
Que nunca brincam com espinhos.

Eita! Olivedos da peste
Por longe posso até dizer
Que é a cidade prometida
A terra tão bela e querida.


A nossa caatinga pode ser seca
Mas temos orgulho de tê-la
Com seus animais e plantas
É só a metade da beleza.  

Nunca fosse assim
Tão formosa e bela
Olivedos terra querida!
Foram anos de espera.

                                                                                              Maria Tereza Anibal – 6º A

OLIVEDOS É MEU LUGAR

Olivedos, cidade maravilhosa
Hospitaleira, cheia de esperança
Tão linda quanto um sorriso
De uma pequena criança.

Olivedos há anos atrás
Era a fazenda São Francisco
Agora é uma cidade
Com comercio e vaidade.

No Sítio Curralinho
Índios habitavam
Em pedras grandes
Eles pintavam.

As pinturas rupestres
Os visitantes acham bonito
Essa é uma grande prova
Que essa história não é mito.

Em Olivedos comemora a festa
Do padroeiro São Sebastião
Também do patrono São Francisco
Com grande satisfação.

No mês de junho festejamos
O arraial de São Francisco
O São João é tempo de festa
Diversão e muita animação.

Na cidade de Olivedos
É bom para se morar
Tem hospital e igreja
E colégio para estudar.

Agora encerro meu poema
Que falo da minha cidade
Onde vou crescer e estudar
E ser feliz de verdade.  

Erivelton Fernandes dos Santos – 6º B





Nenhum comentário:

Postar um comentário