Páginas

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Exercício de avaliação do 3º Bimestre - 7º Ano - 2012


CMMS – COLÉGIO MUNICIPAL MONSENHOR STANISLAW – OLIVEDOS PARAÍBA.
DISCIPLINA: Língua Portuguesa                                   7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROFESSOR: Ademária Sales Oliveira                     DATA: ____/____/_____.
 ALUNO (A) __________________________________________________________________No________
TURMA: C                   TURNO: _________                                                                                                                                                      
Exercício de avaliação do 3º Bimestre.

Conteúdo Trabalhado: Gênero textual entrevista, frase, oração e período, sujeito e predicado
Observações importantes:
è  Leia com bastante atenção todas as questões;
è  Só serão consideradas questões corretas, cujas respostas forem coerentes aos enunciados;
è  Só será permitido o uso de caneta esferográfica azul ou preta;
è  Assine seu exercício com escrita legível;
è  Confira a existência de falhas na impressão;
è  Fique atento, o exercício contém um total de 10 questões, cada, vale 1,0 ponto.


è   Leia a entrevista para responder a 1ª, 2ª, 3ª e 4ª questão.

O PROBLEMA NÃO É COMPRAR

A jornalista americana Alissa Quart, autora de um livro sobre hábitos de compra dos adolescentes,
fala do consumismo juvenil

Veja – O jovem é um consumista?
Alissa Quart – 
Todo mundo é consumista, em maior ou menor grau, adultos ou adolescentes. Em 2001, os jovens gastaram 155 bilhões de dólares nos Estados Unidos. Em média, o adolescente americano gasta 60 dólares por semana do próprio dinheiro. Apenas 56% desse valor vem da mesada dos pais. O restante ele ganha sozinho, normalmente trabalhando em empregos de meio período.
Veja – Por que os jovens estão comprando produtos de luxo?
Alissa – 
Porque nos últimos anos as empresas adotaram a estratégia de direcionar esses produtos para os jovens. Esse avanço foi influenciado pelo estilo de vida dos astros de rap e hip hop, que valorizam esses produtos em sua música e em sua vida pessoal. Marcas caras, como Louis Vuitton, tornaram-se símbolos de cultura popular. O interesse por esses símbolos de status também cresceu bastante entre os adultos e, por conseqüência, entre seus filhos.
Veja – Por que os pais não tentam barrar essa avalanche de consumismo juvenil?
Alissa – 
Porque o consumismo não é considerado um problema. O que preocupa é se as filhas vão engravidar ou se os filhos vão se viciar em crack. Nesse contexto, consumir é inofensivo. O consumo é visto como uma conquista do adolescente, sua primeira inserção no mundo adulto. Os pais dão mesadas aos filhos como uma preparação para a responsabilidade de ter o próprio dinheiro. Na verdade, o consumismo só se torna realmente perigoso quando assume proporções exageradas.
Veja – Como mostrar a um adolescente que um produto de luxo que ele deseja comprar está fora da realidade?
Alissa – 
Pais e filhos deveriam tentar um olhar crítico em relação à mídia e à publicidade. Não é fácil, pois o marketing moderno utiliza-se de técnicas sutis para atingir os jovens. É comum nos Estados Unidos "infiltrar" num shopping center adolescentes usando marcas de grife. A idéia é estimular seus amigos a comprar aqueles produtos. Os pais não devem apenas dizer não. Precisam também estar atentos às técnicas para induzir as compras.

1ª) Segundo a entrevistada  Allissa  Quart, os jovens estão comprando produtos de luxo por quê?
a)       Por que os pais não tem um olhar um olhar crítico em relação à mídia e à publicidade.
b)       Porque o consumismo não é considerado um problema.
c)       O consumo é visto como uma conquista do adolescente, sua primeira inserção no mundo adulto.
d)       Porque nos últimos anos as empresas adotaram a estratégia de direcionar esses produtos para os jovens.


2ª)   Segundo a entrevistada Allissa  Quart, quem pode ser considerado consumista?
a)   Apenas os jovens, pois adoram comprar.
b)   Apenas os adultos, pois tem um poder aquisitivo elevado.
c)   Todas as pessoas são consumistas em maior ou menor grau.
d)   Apenas crianças e jovens. 

3ª)   É incorreto afirmar em relação à entrevista que:

a)   O consumismo não é considerado um problema, e sim uma conquista do adolescente, sua primeira inserção no mundo adulto.
b)   Todo mundo é consumista, em maior ou menor grau, adultos ou adolescentes.
c)   Os jovens estão comprando mais por que as empresas adotaram a estratégia de direcionar produtos para os jovens.
d)   O consumismo praticado pelos filhos deixam os pais preocupados.

4ª)   Uma entrevista pode se concentrar na pessoa do entrevistado ou em um assunto,conteúdo específico que o entrevistado domina. No caso da entrevista lida concentra-se na pessoa ou no conteúdo? Justifique.

5ª)   Com base no que aprendeu , relacione as colunas.

(A) Toda oração tem...                           (          ) existem frases sem verbo , denominadas frases   nominais                                         .
(B) Frase é...                                                (          ) tem sentido completo e apresenta um ou mais Verbos em sua estrutura.
(C) Todo período é frase Porque...               (          ) um enunciado de sentido completo e que estabelecem  comunicação.
(D) Nem toda frase é um período Por que... (          ) um verbo e/ou locução verbal em sua construção.

6ª)   Leia:


a)     Qual é o sujeito e predicado da oração “Eu deveria ter feito aquela dieta”?

b)     Esta oração é de ordem direta ou indireta?

7ª)   Leia a tirinha:



a)     Qual é o sujeito, o núcleo e o predicado da oração “Você é novo por aqui.”?
_________________________________________________________________________________

b)     Classifique o sujeito da oração “acabei de me mudar”. Que palavra poderia ser colocada antes do verbo? Reescreva a frase.
_________________________________________________________________________________
8ª)   Leia a tira.


a)     Por que Eddie Sortudo diz que o Rei não parece muito aborrecido com o roubo?
b)     O sujeito da oração  “Ele não parece muito aborrecido” pode ser classificado como:
(      ) Sujeito determinado simples
(       ) Sujeito determinado composto
(       ) Sujeito determinado oculto
(       ) Sujeito indeterminado

è Leia o texto a seguir para responder a 9ª e 10ª questão.


9ª)   Qual foi à intenção de Ana e Rogério ao utilizarem um sujeito indeterminado para comunicar à mãe o acontecido?  ( - Mamãe , quebraram o seu vasinho de cristal” )

10ª)         Qual o tipo de sujeito da oração “ Ana e Rogério estão na sala de sua casa fazendo uma guerra de almofadas”.
(     ) Sujeito determinado simples
(       ) Sujeito determinado composto
(       ) Sujeito determinado oculto
(       ) Sujeito indeterminado



Boa prova ! 

115 comentários:

  1. Muito legal!Poderia me passa ro gabarito para eu checar? email: guipatury2010@homtail.com

    ResponderExcluir
  2. Preciso do gabarito, poderia enviar p meu email? ceciliamonteshenriques@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. BOM DIA!
    Gostaria do gabarito, pode me enviar - cris.eudes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Olá.
    Poderia me enviar o gabarito para eu conferir: kel_madeira@yahoo.com.br

    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia!
    poderia me enviar o gabarito.
    fredalves-2009@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Bom Dia!!!Por favor, envie o gabarito para o meu e-mail: lu.o.c@bol.com.br.
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  7. gostaria q me enviasse o gabarito por favor vianakelly@outlook.com

    ResponderExcluir
  8. gostaria q me enviasse o gabarito por favor. thaisevieira.nunes@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Muito legal o material. Gostaria de receber o gabarito. lucineiajoanamp@gmail.com.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  10. Gostei da atividade.
    Poderia me mandar o gabarito.
    douradoart@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde!
    Gostei da atividade, parabéns!
    Poderia fazer o fazer de encaminhar o gabarito
    rogerio_ruiz6@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito das atividades. Poderia me enviar o gabarito?
    lenicesena@outlook.com
    Grata!

    ResponderExcluir
  13. PRECISO DO GABARITO URGENTE.PODERIA ME ENVIAR RAQUELFGON@UOL.COM.BR

    ResponderExcluir
  14. Preciso do gabarito, poderia enviar p meu email?
    tanianavesdias@gmail.com
    Obrigada :)

    ResponderExcluir
  15. Muito boas as atividades. Parabéns
    Gostaria de que me enviasse o gabarito.
    tinakalel@bol.com.br

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Poderia me fornecer o gabarito?
    Meu e-mail é: katy_maiane1@hotmail.com

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  18. Poderia me enviar o gabarito. edinaacs@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  19. Poderia enviar o gabarito.
    fsmjoelma@gmail.com

    ResponderExcluir
  20. Poderia enviar o gabarito.
    dealima.fsa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  21. bom dia pode me enviar o gabarito? vivimonteiro34@hotmai.com

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde!

    Envia o gabarito: jack_ssousa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde!

    Envia o gabarito: jack_ssousa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  24. excelente ajuda!! você pode enviar o gabarito desta atividade para este endereço?
    jorochabls@gmail.com obg!!

    ResponderExcluir
  25. excelente ajuda!! você pode enviar o gabarito desta atividade para este endereço?
    jorochabls@gmail.com obg!!

    ResponderExcluir
  26. excelente ajuda!! você pode enviar o gabarito desta atividade para este endereço?
    jorochabls@gmail.com obg!!

    ResponderExcluir
  27. Excelentes atividades, poderia me enviar o gabarito com urgência por favor.
    Obrigada, Leandra
    le.muraro@hotmail.com

    ResponderExcluir
  28. Edina Galvão Ienke 02 de junho de 2015 8:40
    Ótimas atividades, poderia me enviar o gabarito, por favor, obrigada!
    edinaienke@gmail.com

    ResponderExcluir
  29. Maravilhosa!!! Poderia me enviar o gabarito para Crisut2011@hotmail.com ? Ficarei muito grata!

    ResponderExcluir
  30. excelente atividade e ajuda!! você pode enviar o gabarito desta atividade para este endereço, por gentileza? Muito obrigada!
    elianepralon@gmail.com

    ResponderExcluir
  31. excelente atividade e ajuda!! você pode enviar o gabarito desta atividade para este endereço, por gentileza? Muito obrigada!
    elianepralon@gmail.com

    ResponderExcluir
  32. Mui bom, Parabens, esta me ajudando muito com minha filha, pode me mandar o gabarito para maurici.ramos@terra.com.br
    Obrigado.
    Maurici

    ResponderExcluir
  33. Belo trabalho! Excelente atividade! Vai me ajudar muito. Poderia enviar o gabarito para o meu e-mail. mfontes98@hotmail.com
    Grata!

    ResponderExcluir
  34. Gostei bastante da atividade! Estava precisando de algo contextualizado e achei :)
    Poderia enviar o gabarito para o meu email? acardoso634@gmail.com

    ResponderExcluir
  35. Olá, pode enviar-me o gabarito? catraina_g3@hotmail.com
    Obrigada

    ResponderExcluir
  36. Olá.
    Poderia me enviar o gabarito para eu conferir: jwallace@ig.com.br

    ResponderExcluir
  37. Olá, poderia me enviar o gabarito por favor? brunorodriguessm@gmail.com
    Grato.

    ResponderExcluir
  38. Oi, me envia o gabarito das questões, por gentileza? elbasoniabritodemedeiros@gmail.com

    ResponderExcluir
  39. Estou trabalhando este tema entrevista, poderia me mandar o gabarito desta avaliação
    o problema não é comprar, amei!!
    meu email é suelysuelysuely82@hotmail.com

    ResponderExcluir
  40. Estou trabalhando este tema entrevista, poderia me mandar o gabarito desta avaliação
    o problema não é comprar, amei!!
    meu email é professorainglith@gmail.com

    ResponderExcluir
  41. Você pode me passar o gabarito?

    ronellyfreire@gmail.com

    ResponderExcluir
  42. Você pode me passar o gabarito?

    guieccard@gmail.com

    ResponderExcluir
  43. Você pode me passar o gabarito?

    guieccard@gmail.com

    ResponderExcluir
  44. Excelente atividade. Pode me passar o gabarito?

    mtpaes.mendonca@gmail.com

    ResponderExcluir
  45. Muito bacana sua avaliação. Bem estruturada e coerente com as competências exigidas pra o 7 ano. Parabéns. Por favor, me passa o gabarito da prova. BSIGER@YAHOO.COM

    ResponderExcluir
  46. Excelente!
    Você poderia enviar o gabarito para o meu e-mail.
    tauanysantana12@gmail.com
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  47. Excelente!
    Você poderia enviar o gabarito para o meu e-mail.
    tauanysantana12@gmail.com
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  48. Excelente!
    Você poderia enviar o gabarito para o meu e-mail.
    angelicacamara02@hotmail.com
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  49. Adorei essas atividades
    Gostaria que pudesse passar o gabarito para poder conferir com as minhas respostas. grata
    quellicglazzarotto@hotmail.com

    ResponderExcluir
  50. Se possível, me mando o gabarito.
    Grata
    elianaventorim@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  51. Adorei essas atividades.
    Gostaria que pudesse passar o gabarito para poder conferir com as minhas respostas.jujujanuario@hotmail.com

    ResponderExcluir
  52. BOA TARDE ...PRECISO DAS RESPOSTAS ATÉ AMANHÃ DE MANHÃ...MEU E-MAIL É jucilenemacedo.deusfiel@hotmail.com

    DEUS ABENÇOE!

    ResponderExcluir
  53. BOA TARDE ...PRECISO DAS RESPOSTAS ATÉ AMANHÃ DE MANHÃ...MEU E-MAIL É jucilenemacedo.deusfiel@hotmail.com

    DEUS ABENÇOE!

    ResponderExcluir
  54. Atividades muito bem elaboradas. Vou aproveitar bastante.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  55. Muito legal!Poderia me passa ro gabarito para eu checar? email: asheillasouza@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  56. Ótima atividade!! se possível, me envie o gabarito desta atividade. Agradeço. dany_cll@msn.com

    ResponderExcluir
  57. Bom dia! Você pode me enviar o gabarito? andguimaraes2@gmail.com

    ResponderExcluir
  58. Boa noite! Poderia enviar o gabarito para sfernas@hotmail.com, agradeço pela compreensão.

    ResponderExcluir
  59. Bom dia! Gostei muito, podeeria enviar o gabarito para giovannagarcez1@gmail.com.br,Obrigada.

    ResponderExcluir
  60. Bom dia! Gostei muito, podeeria enviar o gabarito para giovannagarcez1@gmail.com.br,Obrigada.

    ResponderExcluir
  61. Boa Noite!!

    Por favor, poderia enviar o gabarito?
    Obrigadaaa!!

    ResponderExcluir
  62. Bom dia. Poderia me enviar por favor o gabarito desta prova?
    fabricia_carla@yahoo.com.br
    Desde já, grata.

    ResponderExcluir
  63. Maria Alzira

    Bom dia.
    Poderia me enviar por favor o gabarito desta prova?

    alzira-silveira@hotmail.com
    Obrigadaaa!!

    ResponderExcluir
  64. Gostei muito da atividade! Poderia enviar o gabarito para alinetramalho@hotmail.com Obrigada!

    ResponderExcluir
  65. Gostei muito da atividade! Poderia enviar o gabarito para alinetramalho@hotmail.com Obrigada!

    ResponderExcluir
  66. Olá ,

    Atividade ótima! Gostei e realizei em sala de aula. Poderia enviar o gabarito para sampaionicodemos01@gmail.com

    ResponderExcluir
  67. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  68. Olá. Adorei a atividade. Poderia por gentileza, enviar o gabarito no meu e-mail para conferência?? liara.albertoni@gmail.com
    Grata =)
    Liara

    ResponderExcluir
  69. Gostei das atividades tem como enviar o gabarito pra vilma_souza3f@hotmail.com

    ResponderExcluir
  70. Gostei das atividades tem como enviar o gabarito pra vilma_souza3f@hotmail.com

    ResponderExcluir
  71. por favor envie gabarito para psromeli@gmail.com

    ResponderExcluir
  72. por favor envie gabarito para psromeli@gmail.com

    ResponderExcluir
  73. olá , adorei a atividade , este site tem ótimas atividades . Senão for muito incomodo poderia me enviar o gabarito email- jeaneulissespedro@yhaoo.com.br . Obrigada!

    ResponderExcluir
  74. ola poderia me manda o gabarito porfavor isabellabetim15@gmail.com

    ResponderExcluir
  75. Olá,gostei muito do seu material. Você,poderia por gentileza enviar-me o gabarito? e-mail: tynamel@gmail.com para fins de conferência acerca das questões. Obrigada. Daiany Sena

    ResponderExcluir
  76. Bom dia!
    Otimas atividades. Poderia enviar o gabarito?
    lifrota@hotmail.com

    Grata
    Licia

    ResponderExcluir
  77. Bom dia!
    Otimas atividades. Poderia enviar o gabarito?
    lifrota@hotmail.com

    Grata
    Licia

    ResponderExcluir
  78. Bom dia !
    Atividades são muito boas,poderia me enviar o gabarito ?
    gxxzg59@gmail.com

    ResponderExcluir
  79. Boa tarde pode me enviar o gabarito,muito bom vou da pra minha filha praticar.
    Elianesouza.js@gmail.com

    ResponderExcluir
  80. Bom dia me envie o gabarito, porfavor
    shayderm@hotmail.com

    ResponderExcluir
  81. Amei! Manda o gabarito por favor! tamtam.2017@outlook.com

    ResponderExcluir
  82. Bom dia Prof(a) Ademária! Por gentileza pode enviar o gabarito, antecipadamente serei grato.Seu Blog é de suma importância para incentivar o jovem a pesquisa e melhoria do aprendizado. Parabéns!Email- josivaldomacedo@uol.com.br

    ResponderExcluir
  83. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  84. Boa tarde. Muito boa a atividade. Poderia me enviar o gabarito? Sou professora. Meu email é : rutealmo@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  85. Poderia me enviar o gabarito para eu conferir: rutheaena1975@gmail.com

    ResponderExcluir
  86. boa noite. Gostaria de receber o gabarito para ajudar na correção da prova do meu filho. é a mesma que esta acima, referente aos jovens consumistas. Obrigada.

    ResponderExcluir
  87. Excelente atividade. Poderias me enviar o gabarito?
    josedantas21@gmail.com

    ResponderExcluir
  88. show! gostei muito, também gostaria do gabarito. Obrigada
    barbosamaracy@gmail.com

    ResponderExcluir
  89. Boa noite, adorei o material, queria o gabarito lid_jane@hotmail.com

    ResponderExcluir
  90. Boa noite. material muito bom. Poderia me enviar o gabarito? E-mail kaioeletro@gmail.com

    ResponderExcluir
  91. poderia me mandar o gabarito? Meu e-mail é katiabn6@hotmail.com. obrigada

    ResponderExcluir
  92. olá!
    enviar por email o gabarito kellylara.prof@gmail.com

    ResponderExcluir
  93. ola
    pode me passar o gabarito por email?
    jadilenetomaz@hotmail.com

    ResponderExcluir
  94. Olá!
    Estou trabalhando o Gênero entrevista com meus alunos. Poderia enviar o gabarito para o meu e-mail?

    lailaneves24@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  95. oi Otima avaliação, pode me enviar o gabarito.
    m-caroline-patusco@bol.com.br

    ResponderExcluir
  96. bBoa noite! Gostaria de receber o gabarito, meu email é mimagabi72@gmail.com, obrigada.

    ResponderExcluir
  97. Gabarito por favor: edusouzadourado@gmail.com

    ResponderExcluir
  98. Oi, por favor pode me passar o gabarito loren-rio@hotmail.com

    ResponderExcluir
  99. Bom dia! gostaria de receber o gabarito! Meu E-mail: socorro_araujomaciel@hotmail.com
    Por favor!!

    ResponderExcluir
  100. Pode me enviar o gabarito? sula_muniz@hotmail.com
    obrigada.

    ResponderExcluir
  101. Poderia me enviar o gabarito?
    noliteratura@hotmail.com

    ResponderExcluir
  102. Preciso do gabarito! Obrigado!rosjb31@gmail.com

    ResponderExcluir
  103. Excelente prova, vc pode me mandar por favor o gabarito para o e-mail dianamoraes2012@hotmail.com

    ResponderExcluir
  104. Excelente trabalho, vc pode por favor mandar o gabarito para o meu e-mail dianamoraes2012@hotmail.com

    ResponderExcluir
  105. A senhora poderia mandar o gabarito para o meu e-mail julianacesar2015@outlook.com

    ResponderExcluir
  106. Você pode enviar o gabarito para luceliasaraiva10@hotmail.com ? Obrigada

    ResponderExcluir
  107. Poderia me responder a 4a questão?

    ResponderExcluir
  108. Me passa o gabarito por favor? duanebertoldo@gmail.com

    ResponderExcluir
  109. Bom dia. Poderia enviar o gabarito, por favor? julu12354@gmail.com
    Obrigada

    ResponderExcluir
  110. Boa tarde
    Gostaria de obter o gabarito da entrevista
    erikacr@prof.educacao.sp.gov.br

    ResponderExcluir